banner
banner

História do Municí­pio

Por volta do ano de 1770 , quando a produção dos engenhos de açúcar estava em pleno desenvolvimento, chega aqui um casal de portugueses que morava em Nazaré da Mata e tinha um engenho, eles vieram em busca de uma área que pudesse plantar gêneros alimentícios e criar animais que servissem de suporte para a alimentação e transporte, sanando as necessidades primarias do engenho.

As proximidades do Rio Paraíba era um bom local, pois as terras eram férteis e em abundância para o cultivo de gêneros alimentícios e água para suprir as necessidades no período seco. Eles construíram uma casa de taipa, onde permaneciam durante o inverno. No verão o casal voltava a Nazaré da Mata, carregados de cereais, farinha e carne produzidos em terras que no futuro seria o município de Santa Cecília.

Deste casal pioneiro nasceram os filhos: João Lopes de Mendonça, Antônio Lopes de Mendonça, Francisco Lopes de Mendonça, José Lopes de Mendonça; apenas João Lopes aqui permaneceu, casando-se com Cecília Sales, irmã de outro colonizador chamado Lourenço Sales. Cecília tinha o apelido de Cisia. Eles construíram uma casinha a beira de uma lagoa que era fonte de água dos moradores da vizinhança e até de outras áreas mais distantes. De espírito aventureiro, João Lopes de Mendonça viajou para o Amazonas deixando Cisia sozinha a mercê de sua sorte e lá chegou a falecer.

A população foi aumentando e o distrito foi criado pela lei estadual 3 959, de 16 de janeiro de 1978, e subordinado ao município de Umbuzeiro. Em divisão territorial datada de 1 de janeiro de 1979, o distrito de Santa Cecília figura no município de Umbuzeiro. Elevado a categoria de município com a denominação de Santa Cecília de Umbuzeiro, pela lei estadual nº 6 176, de 13 de dezembro de 1995, desmembrado de Umbuzeiro, sede no antigo distrito de Santa Cecília. Construído do distrito sede.

Instalado em 01 de 01 de 1997, pela lei municipal nº 17 de 03 de junho de 1997, o município de Santa Cecília do Umbuzeiro passou a denominar-se Santa Cecília. Em divisão territorial datada de 2003, o município é construído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

A alteração toponímica municipal Santa Cecília do Umbuzeiro para Santa Cecília alterado pela lei municipal de nº 17, de 03 de janeiro de 1997.

Eventos turísticos: Leite Fest, Emancipação Política, Festas religiosas e Festejos Juninos.

Patrimônio arquitetônico / cultural material: Igreja Matriz de Santa Cecília.

Server Error
500
Server Error